Publicado por Redação em Curiosidades

Pais admitem que poucas horas de sono afetam saúde mental e relacionamentos


Quase 25% dos pais que participaram de uma pesquisa no Reino Unido admitiram que a falta de sono tem impacto sobre seu bem-estar e saúde mental.

Além disso, 22% dos 7.535 pais entrevistados pelo site Netmums, em parceria com a organização The Children’s Sleep Charity, também disseram que o relacionamento com o parceiro é afetado pelo cansaço.

“Nossa pesquisa mostra claramente que a privação do sono impacta o bem-estar físico, emocional e mental tanto dos pais quanto da criança”, disse Vicki Dawson, diretora-presidente e fundadora da The Children’s Sleep Charity, em entrevista ao The Huffington Post UK.

“Dormir pouco pode diminuir a imunidade, o que significa que podemos contrair doenças mais facilmente. A importância do sono é frequentemente esquecida quando se trata do bem-estar, e, no entanto, é absolutamente vital para toda a família.”

Mais de um terço (35%) dos pais se descreve como regularmente “exaustos”, e mais da metade (59%) admitiu ter mentido sobre como lidam com a privação do sono.

Os números foram divulgados como parte da campanha “Semana do Sono”, promovida pela The Children’s Sleep Charity.

Dawson explicou que mães e pais frequentemente buscam ajuda na organização devido a problemas no relacionamento por causa das poucas horas de sono.

“A privação do sono realmente pode prejudicar os relacionamentos”, acrescentou.

“O sono irregular pode nos tornar menos tolerantes do que o habitual. Os pais também podem ter diferentes opiniões sobre os problemas para dormir dos filhos, e isso pode aumentar a pressão sobre o relacionamento.”

Os pais que participaram do levantamento admitiram ter dirigido no lado errado da estrada, ido às compras de pijamas e sofrido alucinações devido às poucas horas de sono.

Um pai também admitiu ter colocado uma chaleira dentro da geladeira, e outro disse ter adormecido no vaso sanitário.

Jo Wheatley, diretora associada da Netmums, não se mostra surpresa com a informação de que o relacionamento dos pais sofre como resultado da privação do sono.

“Quando ambos os parceiros estão cansados, ficam irritados um com o outro, sua vida amorosa é afetada e isso coloca uma enorme tensão sobre o casal”, disse Wheatley ao HuffPost UK.

“A falta de sono tem um efeito enorme sobre o bem-estar. As mães nos contam que estão tão exaustas que se ‘arrastam’ durante o dia, se apoiando na cafeína para conseguir realizar suas tarefas.

Isso pode tornar mais difícil lidar com as pressões na criação dos filhos, e algumas mães admitem que, muitas vezes, se sentem para baixo e sensíveis.”



O estudo também revelou os problemas que os pais têm em relação às horas de sono dos filhos.

Do total de pais pesquisados, 17% admitiram que seus filhos se sentem regularmente cansados e mal-humorados durante o dia, e quase um terço (29%) dos entrevistados admitiu que seus filhos jogam com um dispositivo eletrônico quase todas as noites.

Mais da metade (56%) revelou que seus filhos levantam até três vezes ou mais durante a noite.

“Os pais nos disseram que usam dispositivos eletrônicos como uma ferramenta de barganha para convencer os filhos a ir para a cama”, acrescentou Wheatley.

“Embora outros pais nos digam que proíbem esses dispositivos antes de dormir quando os filhos ficam excessivamente estimulados e com isso têm dificuldade para dormir.”

Fonte: HuffPost Brasil


Tags: alerta


Posts relacionados

Curiosidades, por Almir

Como o cheque foi criado?

O método funcionou muito bem e logo passou a ser utilizado por todas as pessoas O método funcionou muito bem e logo passou a ser utilizado por todas as pessoas

Curiosidades, por Redação

Múmias Incas são encontradas em favela no Peru

Moradores de uma aldeia de Lima descobrem um cemitério com séculos de idade Moradores de uma aldeia de Lima descobrem um cemitério com séculos de idade

Curiosidades, por Redação

Curiosidades, por Redação

Só 39% do expediente de trabalho é produtivo, diz estudo

Você chega todo dia no trabalho na hora e fica as 8 horas estabelecidas por lei na sua mesa. Mas admita: no meio daquele relatório enorme, você para pra ver um GIF de gatinho. E volta a escrever. Minutos depois, faz outra pausa para tomar um cafezinho. Volta pro relatório. Dá uma paradinha porque precisa checar os seus emails. Volta. Dá uma olhadinha no novo clipe da Beyoncè… E assim vai, até o final do expediente. Acertamos? Você chega todo dia no trabalho na hora e fica as 8 horas estabelecidas por lei na sua mesa. Mas admita: no meio daquele relatório enorme, você para pra ver um GIF de gatinho. E volta a escrever. Minutos depois, faz outra pausa para tomar um cafezinho. Volta pro relatório. Dá uma paradinha porque precisa checar os seus emails. Volta. Dá uma olhadinha no novo clipe da Beyoncè… E assim vai, até o final do expediente. Acertamos?

Deixe seu Comentário:

=