Publicado por Redação em Finanças

Confira o calendário do IPVA de 2017 e veja como calcular o imposto


Calendário de vencimentos começa em fevereiro e vai até agosto. Imposto poderá ser pago em até 4 parcelas; confira as datas.

Está disponível o calendário 2017 do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017. As alíquotas são as mesmas de 2016, variam entre 1,25% e 3,5%, e os vencimentos começam a partir de fevereiro.

No vencimento em parcela única com desconto de 10%, o calendário tem início no dia 15 de fevereiro para veículos com placas de final 1 e 2. O último vencimento é para as placas com final 9 e 0, em 14 de junho de 2017.

No caso de parcela única sem desconto, o calendário tem início em 15 de maio, para as placas 1 e 2, e termina em 15 de agosto, para os veículos cujas placas terminam em 0 e 9.

Além disso, os valores também podem ser pagos em até quatro parcelas. Os boletos poderão ser retirados no site da Sefaz.
Veja as tabelas abaixo.

Cálculo
O cálculo do imposto pode ser feito a partir do valor venal do veículo. Para isso, a Secretaria da Fazenda considera o preço disponível na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela Fipe.

As alíquotas do IPVA para cada categoria são: 1,25% para veículos terrestres utilizados no transporte de passageiros e de cargas, como ônibus, microônibus e caminhão, caminhão trator e cavalos mecânicos; 2% para veículos aéreos, aquáticos.

Os veículos automóveis de passageiros, camionetas pick-up e furgões equipados com motor de até 100 HP de potência bruta (SEAE) têm a alíquota é de 2,5%; assim como para motocicletas e ciclomotores equipados com motor de até 180 cm3 de cilindrada, veículos adquiridos e destinados exclusivamente à locação e outros veículos automotores.

No caso de veículos automóveis de passageiros, camionetas pick-up e furgões equipados com motor acima de 100 HP de potência bruta (SEAE) e motocicletas e ciclomotores equipados com motor acima de 180 cm3 de cilindrada, o valor é de 3,5%.

Como calcular
Primeiro, deve se localizar o modelo e ano do seu veículo na tabela para saber o valor venal. Então, para calcular o valor do imposto é preciso aplicar a alíquota sobre o valor venal, como no exemplo abaixo:

Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 20.050)
Alíquota: 2%
Cálculo: 20.050 x 0,02 (R$ 401 é o valor que será cobrado no IPVA)


Veja o calendário de pagamento em parcela única:



Veja o calendário de pagamento parcelado:




 

Fonte: G1.Globo

 


Tags: ipva


Posts relacionados

Finanças, por Redação

Com alta da Selic no radar, renda fixa domina ranking de ativos mais buscados

Os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) seguem firmes na liderança do ranking mensal feito pelo Yubb desde o mês de abril Os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) seguem firmes na liderança do ranking mensal feito pelo Yubb desde o mês de abril

Deixe seu Comentário:

=